“Os anarquistas à Sociedade Geográfica Real…” Cartas de Élisée Reclus e Peter Kropotkin a John Scott Keltie (1882-1917)

  • Federico Ferretti Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Adriano Gonçalves Skoda Universidade de São Paulo

Resumo

Resumo: Publicamos uma seleção de 24 cartas enviadas pelos geógrafos anarquistas Élisée Reclus e principalmente Pëtr Kropotkin ao presidente da Royal Geographical Society John Scott Keltie de 1882 a 1917, conservadas nos arquivos da RGS-IBG em Londres e publicadas aqui pela primeira vez. Como explicamos no texto de apresentação, acreditamos que essa fonte é útil para integrar os conhecimentos disponíveis até agora sobre a rede dos geógrafos anarquistas, e particularmente para lidar com as complexas relações entre ciência, política e lugares de construção do saber geográfico na época deles.

Palavras-Chave: Kropotkin, Reclus, Scott Keltie, Royal Geographical Society, Geógrafos anarquistas.

Biografia do Autor

Federico Ferretti, Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Doutor em Geografia pelo Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, França (2011) e professor do magistério superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Adriano Gonçalves Skoda, Universidade de São Paulo
Mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).
Como Citar
Ferretti, F., & Skoda, A. (1). “Os anarquistas à Sociedade Geográfica Real…” Cartas de Élisée Reclus e Peter Kropotkin a John Scott Keltie (1882-1917). Revista De História Da UEG, 3(1), 213-255. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2946
Seção
Fontes Históricas