Jornal “O Cachoeirano” e o debate político no Espírito Santo da Primeira República (1887-1909)

  • Adilson Silva Santos Centro Universitário São Camilo Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo – Brasil

Resumo

O Cachoeirano foi um periódico de Cachoeiro de Itapemirim durante a Primeira República e constitui uma importante fonte para o estudo da História Política do Espírito Santo. Durante boa parte de sua vigência, foi porta-voz da orientação política assumida por seu mais ilustre redator-chefe: Bernardo Horta de Araújo. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória desse jornal como espaço político no período em que Bernardo Horta foi seu redator, destacando sua linguagem, alguns dos principais temas nele discutidos, bem como seu valor como fonte histórica. A hipótese levantada é a de que a trajetória do jornal se confunde com a de Bernardo Horta e seguirá a mesma direção tomada por ele ao longo de sua carreira política.

 

Palavras – Chave: Nova História Política; O Cachoeirano; Primeira República.

Biografia do Autor

Adilson Silva Santos, Centro Universitário São Camilo Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo – Brasil

Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo; professor de História do Centro Universitário São Camilo.

Como Citar
Santos, A. (1). Jornal “O Cachoeirano” e o debate político no Espírito Santo da Primeira República (1887-1909). Revista De História Da UEG, 2(2), 111-122. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2411
Seção
Artigos (Tema Livre)