A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política.
Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar.
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