A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”

  • Ana Claudia Urban Universidade Federal do Paraná
  • Maria Auxiliadora Schmidt Universidade Federal do Paraná

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de investigação sobre a construção do código disciplinar da História da América no Brasil, tendo como fonte os manuais destinados a alunos e professores. Neste sentido, seu espectro abrange os estudos relacionados à cultura escolar, especialmente o campo da história das disciplinas escolares. Além das contribuições de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, vários autores vêm colaborando com reflexões sobre a forma de pensar os elementos que constituem uma disciplina escolar, entre eles citamos Fernandez-Cuesta (1997; 1998) e suas investigações sobre a origem das disciplinas escolares na Espanha. No presente trabalho, tomou-se como fonte principal a proposta de História da América dos cadernos MEC (1971), destinado a alunos, com o objetivo de se discutir a relação entre o Estado e a formação deste código disciplinar. Ademais, os trabalhos de Lee (2001; 2003) e Barca (2000; 2006) são referências para se entender como os conceitos substantivos e as ideias de segunda ordem foram constitutivas do código disciplinar da História da América, no momento em que, no país, vivia-se o período da Ditadura Militar. Os resultados indicam a canonização de determinadas imagens, narrativas e perspectivas de cognição histórica, matizadas por forte interferência política.

Palavras-Chave: Ensino de História da América, Educação Histórica, Ensino de História, Ditadura Militar.

 

Biografia do Autor

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela UFPR. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (UFPR) e pesquisadora do LAPEDUH (UFPR).

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná
Pos Doutora em Didática da História pela Universidade de Nova Lisboa (Portugal) e  professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do LAPEDUH (UFPR).
Publicado
2014-09-03
Como Citar
Urban, A., & Schmidt, M. (2014). A construção do código disciplinar da história da América no Brasil, no período da ditadura militar: Os “Cadernos MEC”. Revista De História Da UEG, 3(1), 01-14. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2130
Seção
Artigos (Tema Livre)