Na pluralidade, alguns padrões temáticos e discursivos: uma análise qualitativa sobre a produção do PPGHIS/UnB (1979-2006)

Autores

  • Eric Sales Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Resumo: Um esforço inicial de exame crítico da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade de Brasília (UnB) foi o que procuramos realizar no presente artigo[1]. Enfocamos a dimensão qualitativa das dissertações e teses produzidas naquele espaço institucional em trinta anos de funcionamento. O propósito em conhecer a história da história produzida no programa exigiu-nos ainda uma leitura atenta às relações de poder, às regras e técnicas que presidiram a elaboração das dissertações e teses, em cada um dos 03 (três) momentos do PPGHIS/UnB: 1976 a 1993; 1994 a 2003 e 2004 a 2006. Na topografia de interesses teóricos, metodológicos, temáticos, espaciais e cronológicos que compõem o desenho do programa, as evidências de uma cultura historiográfica singular, marcada pela diversidade e, ao mesmo tempo, também pela unidade que igualmente a identifica. Esta se anuncia em alguns padrões temáticos, como a permanência da história política, vocação primeira do programa, e o predomínio da história do Brasil.

Palavras-chave: Historiografia – Pós-Graduação em História – Universidade de Brasília.


[1] Pesquisa realizada com recursos da Capes.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eric Sales, Universidade de Brasília - UnB

    Mestre em História pela Universidade de Brasília e professor Temporário da Secretária de Estado de Educação (DF). 

Downloads

Publicado

03-09-2014

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Na pluralidade, alguns padrões temáticos e discursivos: uma análise qualitativa sobre a produção do PPGHIS/UnB (1979-2006). (2014). REVHIST - Revista De História Da UEG, 3(1), 93-116. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2124