Considerações Sobre O Conceito De Soberania Política Na Muqaddimah Do Historiador Islâmico Ibn Khaldun (1332-1406)

Autores

  • Elaine Cristina Senko Doutoranda em História Medieval sob orientação da Professora Doutora Marcella Lopes Guimarães no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Membro discente do Núcleo de Estudos Mediterrânicos.

Resumo

Imerso no movimento historiográfico que problematiza o dialogo histórico entre Oriente e Ocidente, o presente artigo contempla uma investigação sobre a vida e o trabalho de um importante erudito medieval islâmico: Abu Zaid Ad’ul-Rahman Ibn Khaldun (1332-1406). Em sua obra Muqaddimah, composta entre 1374 e 1378 durante seu exílio em Calat Ibn Salama (na atual Argélia), Ibn Khaldun apresenta um conjunto de reflexões gerais sobre variados temas, incluindo tópicos de estudo sobre a sociedade, a política e a economia. Logo ao início da obra encontramos a formulação de uma original teoria e metodologia da História, na verdade um suporte que pretende sustentar todas as subseqüentes considerações de Ibn Khaldun sobre o comportamento social do ser humano no passado, presente e futuro. Para nosso entendimento do pensamento do autor, propomos realizar neste momento uma análise específica sobre um dos aspectos trabalhados por Ibn Khaldun em sua obra: o conceito de soberania política.

Palavras-chave: Teoria da historiografia; Ibn Khaldun; Muqaddimah.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristina Senko, Doutoranda em História Medieval sob orientação da Professora Doutora Marcella Lopes Guimarães no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Membro discente do Núcleo de Estudos Mediterrânicos.

    Graduada em História pela UFPR. Mestre em História pela UFPR. Atualmente Doutoranda em História Medieval sob orientação da Professora Doutora Marcella Lopes Guimarães no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Membro discente do Núcleo de Estudos Mediterrânicos.

Downloads

Publicado

21-02-2014

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Considerações Sobre O Conceito De Soberania Política Na Muqaddimah Do Historiador Islâmico Ibn Khaldun (1332-1406). (2014). REVHIST - Revista De História Da UEG, 2(2), 34-45. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2101