Ciudad, memoria y patrimonio: Fortaleza y sus puentes con el pasado
City, memory and heritage: Fortaleza and its bridges with the past
Palabras clave:
Memoria, Herencia, Ciudad, Poço da DragaResumen
En este artículo realizo un análisis derivado de mi tesis doctoral en Sociología sobre las relaciones entre memoria colectiva, territorialidad e identidad en la ciudad. A través de la etnografía sociológica combinada con el análisis documental, seguí eventos y rituales que conmemoraban los aniversarios de Poço da Draga, una de las ocupaciones más antiguas de Fortaleza. En la tesis analicé aniversarios comunitarios, visitas guiadas y círculos de Guardianes de la Memoria (término emic), entre 2014 y 2018, y en qué medida estos eventos permiten comprender la construcción y legitimación de la memoria colectiva, activada en defensa de ese territorio. En el artículo, analizo específicamente las conexiones materiales y simbólicas de los residentes en relación con el Puente Metálico, y lo que esto representa sobre la construcción de la memoria de Fortaleza, una ciudad que no tiene tradición patrimonial, pero que rebosa memoria y experiencias invisibles. Entiendo el caso de Poço da Draga como emblemático para reflexionar sobre las resistencias y (r)existencias en la ciudad, en el sentido de memorias individuales y colectivas y también de patrimonio colectivo que no son visibilizados por el Poder Público, pero que pulsan y seguir vivos por otros caminos y luchas compartidos.
Palabras clave: Memoria. Herencia. Ciudad. Poço da Draga.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de História da UEG (REVHIST)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.













