“Olhar de santa Cobiça” aos sertões do Brasil Central: capuchinhos e dominicanos em Goiás (1845-1908)

“Gaze of saintly Covetousness” towards the backlands of Central Brazil: Capuchins and Dominicans in Goiás (1845-1908)

Autores

Resumo

Este artigo reconstrói o momento histórico de ocupação e colonização do vale do rio Araguaia na segunda metade do século XIX. Notadamente, a partir das ações dos missionários católicos das ordens dos capuchinhos e dominicanos que configuraram a região enquanto agentes do governo e instituição de um território teocrático dentro do espaço nacional. A partir da análise de relatos e documentos oficiais, pretende-se lançar uma luz a este espaço resultado do contato interétnico que alterou a região.

Palavras-chaves: Fronteiras; Missionários Católicos; Missões Religiosas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Alves Pinto Junior , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

    Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG); docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus Jataí.

Downloads

Publicado

05-02-2025

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

“Olhar de santa Cobiça” aos sertões do Brasil Central: capuchinhos e dominicanos em Goiás (1845-1908): “Gaze of saintly Covetousness” towards the backlands of Central Brazil: Capuchins and Dominicans in Goiás (1845-1908). (2025). REVHIST - Revista De História Da UEG, 14(1), e412503. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/15781