Temporalidades e resistência(s): uma análise histórica dos povos originários do/no Acre (Brasil)

Temporalities and resistance(s): historical analysis of the original peoples of Acre (Brazil)

Autores

  • Ramon Nere de Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

Este artigo examina a história dos povos originários do Acre, explorando uma periodização que abrange desde períodos pré-coloniais até o atual século XXI. Através de cinco fases distintas - Tempo das Malocas, Tempo das Correrias, Tempo do Cativeiro, Tempo dos Direitos, e Tempo do Governo dos Índios ou Tempo da História do Presente - a análise revela a complexidade das interações socioculturais e políticas entre povos indígenas e não indígenas. Com base em uma colaboração entre movimentos indígenas do Acre e a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC), o estudo desafia abordagens históricas lineares, promovendo uma reinterpretação dos eventos históricos a partir das perspectivas indígenas. Destaca-se a resistência dos povos indígenas diante dos desafios impostos pela colonização, pela exploração econômica e pelas políticas estatais, enfatizando o papel de alianças estratégicas na luta por direitos territoriais e culturais. O artigo contribui para a descolonização da historiografia regional, oferecendo uma compreensão mais equitativa das experiências históricas dos povos originários do Acre e chamando à ação para a garantia de seus direitos e dignidade.

Palavras-chave: História Indígena. Acre. Povos Indígenas. Temporalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ramon Nere de Lima , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

09-07-2024

Como Citar

Temporalidades e resistência(s): uma análise histórica dos povos originários do/no Acre (Brasil): Temporalities and resistance(s): historical analysis of the original peoples of Acre (Brazil). (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(2), e322406. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/15224