À beira da revolução: a expansão da Revolução Pernambucana (1817) para os sertões e o plano de ataque à vila de Icó (Ceará, Brasil)

On the brink of revolution: The expansion of the Pernambucan Revolution (1817) to the backlands and the attack plan on the village of Icó (Ceará, Brasil)

Autores

  • Luiz de Souza Henrique Costa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

Os Governos Provisórios de Pernambuco e Paraíba durante a expansão da Revolução Pernambucana (1817) elaboraram um plano de ataque à vila de Icó-CE que, de fato, nunca ocorreu. Este estudo visa compreender a dinâmica desse plano, o que inclui os envolvidos em sua elaboração, o conteúdo estratégico e tático, como funcionava a mobilização de tropas e, claro, as possíveis razões que levaram à sua não execução. Empregamos uma análise relacional dos documentos da Devassa de Crime de Lesa-majestade, complementada com elementos da Análise de Discurso para examinar tanto o conteúdo explícito quanto os subtextos e contextos implícitos. Concluímos que: o plano envolvia a mobilização de três regimentos armados, um do Crato–CE liderado por José Martiniano Pereira de Alencar e José Pereira Filgueiras, um de Souza–PB e Pombal–PB sob o comando de Miguel Joaquim César de Melo e um da serra do Martins, de Portalegre–RN, comandado por David Leopoldo Targini; a análise sugere que a pressão militar dos realistas paraibanos e as dinâmicas de poder nos sertões criaram um obstáculo político para a não execução do plano: a perda de apoio do padre Luís José Correia de Sá.

Palavras-chave: Revolução Pernambucana. Icó. Ceará.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz de Souza Henrique Costa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Mestre em Letras e especialista em História do Brasil pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

À beira da revolução: a expansão da Revolução Pernambucana (1817) para os sertões e o plano de ataque à vila de Icó (Ceará, Brasil): On the brink of revolution: The expansion of the Pernambucan Revolution (1817) to the backlands and the attack plan on the village of Icó (Ceará, Brasil). (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(2), e322416. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/15062