Saindo dos trilhos: tramas e traumas do trabalho ferroviário em Reriutaba-CE (1980-1997)

Off the rails: stories and traumas of railway work in Reriutaba-CE (1980-1997)

Autores

  • Jaciara Azevedo Rodrigues Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

O presente artigo propõe a análise do mundo do trabalho dos ferroviários no Ceará focando nos sujeitos residentes na cidade de Reriutaba, especificamente da categoria de via permanente, encarregada pela manutenção e conservação da linha férrea. Nesse sentido, buscou-se trazer à luz as narrativas e recordações dos trabalhadores, visando a compreensão do projeto identitário que esses indivíduos almejavam construir. Nesse trabalho, considerou-se silêncio e esquecimento como elementos de análise das suas narrativas ao tratarem de penalidades. Logo, a principal metodologia foi a História Oral, dialogada com o cruzamento de documentos escritos, sendo um deles as fichas funcionais que tratam de toda a trajetória de trabalho desde o ingresso até o desligamento do serviço. Portanto, demonstrou-se que, para além do saudosismo e orgulho de terem sido ferroviários, houve conflitos no cotidiano.

Palavras-chave: Memórias. Ferroviários. Identidade. Punições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaciara Azevedo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Mestranda em História, Culturas e Espacialidades pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

02-07-2024

Como Citar

Saindo dos trilhos: tramas e traumas do trabalho ferroviário em Reriutaba-CE (1980-1997): Off the rails: stories and traumas of railway work in Reriutaba-CE (1980-1997). (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(1). //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/14707