Em terras capixabas: a interiorização do Estado Imperial na Província do Espírito Santo

Autores/as

  • Leonardo Nascimento Bourguignon Universidade Federal do Espírito Santo Vitória – Espírito Santo – Brasil

Resumen

A construção do Estado Imperial brasileiro no século XIX foi alvo de intensas e acirradas disputas ideológicas e, em vários momentos, militares. O medo da revolução, representada na sangrenta guerra civil na América Espanhola e posterior fragmentação da mesma era um dos pontos mais temidos na agenda dos homens que se encarregaram de construir esse Estado, mantendo a unidade nacional e inseridos no mundo civilizado. Neste artigo analisamos as práticas e estratégias desenvolvidas pela elite imperial e local afim de inserir a Província do Espírito Santo, sua população e os imigrantes que aqui desembarcavam, neste projeto de Estado nacional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Nascimento Bourguignon, Universidade Federal do Espírito Santo Vitória – Espírito Santo – Brasil
    Mestrando em Educação pelaUniversidade Federal do Espírito Santo e atua como professor dehistória no Ensino Fundamental em Anchieta, ES e no Ensino Médioem Piúma, ES.

Número

Sección

Artigos (Tema Livre)

Cómo citar

Em terras capixabas: a interiorização do Estado Imperial na Província do Espírito Santo. (2013). REVHIST - Revista De História Da UEG, 1(2), 153-175. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1307