O poder da palavra escrita: os jornais católicos e a difusão dos ideais ultramontanos na diocese de Mariana (1844-1876)

  • Daniela Gonçalves Gomes Universidade Católica Portuguesa Lisboa – Portugal

Resumo

Neste artigo tencionamos trabalhar com as estratégias de propagação dos ideais ultramontanos por meio dos jornais confessionais na diocese de Mariana, no prelado de D. Antônio Ferreira Viçoso, entre os anos de 1844 a 1875. Temos como objetivo, demonstrar que as publicações de caráter confessional se estabeleceram como meio eficaz de divulgação dos ideais ultramontanos no prelado viçosiano. Em nossa abordagem, utilizaremos os três periódicos que circularam na diocese de Mariana no período: o Selecta Chatólica, o O Romanoe o O Bom Ladrão. Sugerimos, em nossa análise, que estes jornais auxiliaram a diocese a repensar o prelado em moldes ultramontanos e contribuíram para uma integração moral e lógica da ordem social.

Biografia do Autor

Daniela Gonçalves Gomes, Universidade Católica Portuguesa Lisboa – Portugal
doutoranda do Programa Inter-Universitário de História (PIUDH-PT) pelo Centro de Pesquisa emHistória Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-PT).
Como Citar
Gomes, D. (1). O poder da palavra escrita: os jornais católicos e a difusão dos ideais ultramontanos na diocese de Mariana (1844-1876). Revista De História Da UEG, 1(2), 11-22. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1302
Seção
Artigos (Tema Livre)