Interfaces do não desenvolvimento da maternidade na revista Pais & Filhos (1969-1972)

Interfaces of the non-development of motherhood in the journal Pais & Filhos (1969-1972)

Autores

  • Thayná Guedes Assunção Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Joseanne Zingleara Soares Marinho Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i01.12453

Resumo

A maternidade, sobretudo ao longo do século XX, foi uma condição sobre a qual foram realizadas fortes investidas sociais a partir das mentes e corpos femininos. Aquelas que se encontravam distantes do modelo de mulher pautado pelo matrimônio, maternidade e dedicação ao lar, eram incorporadas ao campo do diferente, inviabilizado e, muitas vezes, do patológico. Contudo, ao se aproximar do século XXI foi se tornando cada vez mais insustentável manter essas mulheres no campo do não visto. Dessa forma, este estudo se propõe a analisar as representações sobre o não exercício da maternidade a partir das reportagens da revista Pais & Filhos, um periódico de circulação nacional que tinha como foco leitor as mulheres mães, sob o recorte temporal de 1969 a 1972. A análise enfoca a visão incorporada pelo periódico no que tange ao não desenvolvimento da atividade maternal, abordando aspectos variados dessa condição, como a questão da relação com o trabalho e a saúde a partir de temáticas sobre o aborto e a contracepção, assuntos que se entrelaçam no cerne da condição não materna.

Palavras-chave: História. Gênero. Não maternidade. Revista Pais & Filhos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thayná Guedes Assunção Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Mestranda em História, cultura e identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Joseanne Zingleara Soares Marinho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

    Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando como docente no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistóri/ UESPI) e no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI).   

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Interfaces do não desenvolvimento da maternidade na revista Pais & Filhos (1969-1972): Interfaces of the non-development of motherhood in the journal Pais & Filhos (1969-1972). (2022). REVHIST - Revista De História Da UEG, 11(01), e112216. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i01.12453