O campo historiográfico da imigração japonesa: alguns delineamentos

The historiographic field of Japanese immigration: some outlines

  • Luana Martina Magalhães Ueno Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-1928-3544
  • Leonardo Henrique Luiz Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o campo historiográfico da imigração japonesa, entendido como um espaço formado por diversas autoridades que buscaram entender o processo de imigração por intermédio de conceitos como: aculturação, assimilação, identidade negociada e japonesidades. Assim, compreendemos que é um campo subdivido em três fases: a primeira é denominada de aculturação e assimilação devido às pesquisas utilizarem, principalmente, esses dois conceitos conjuntamente aos de integração e acomodação. Essa fase surgiu e consolidou-se nas décadas de 1930 e 1940, possuindo como grande autoridade Hiroshi Saito; a segunda surgiu por volta dos anos 2000 e é denominada de etnicidade, uma vez que os estudos se distanciam do conceito de assimilação e focam mais na etnicidade e a questão de identidade, dessa maneira, a grande autoridade é o brasilianista Jeffrey Lesser, o inaugurador dessa fase e que estabeleceu os conceitos de negociação e identidade hifenizada e situacional. Por fim, sugerimos que há o delineamento de uma terceira que busca romper, ou pelo menos afastar-se, com os conceitos da fase anterior, visto que são compreendidos como insuficientes para entender o fenômeno imigratório e a construção subjetiva dos nikkeis.

Palavras-chaves: campo historiográfico. Imigração japonesa. Assimilação. Aculturação. Identidade negociada. Japonesidades.

Biografia do Autor

Luana Martina Magalhães Ueno, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Leonardo Henrique Luiz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2021-11-29
Como Citar
Ueno, L., & Luiz, L. (2021). O campo historiográfico da imigração japonesa: alguns delineamentos. Revista De História Da UEG, 10(02), e022120. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v10i02.11702