O campo historiográfico da imigração japonesa: alguns delineamentos

The historiographic field of Japanese immigration: some outlines

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v10i02.11702

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o campo historiográfico da imigração japonesa, entendido como um espaço formado por diversas autoridades que buscaram entender o processo de imigração por intermédio de conceitos como: aculturação, assimilação, identidade negociada e japonesidades. Assim, compreendemos que é um campo subdivido em três fases: a primeira é denominada de aculturação e assimilação devido às pesquisas utilizarem, principalmente, esses dois conceitos conjuntamente aos de integração e acomodação. Essa fase surgiu e consolidou-se nas décadas de 1930 e 1940, possuindo como grande autoridade Hiroshi Saito; a segunda surgiu por volta dos anos 2000 e é denominada de etnicidade, uma vez que os estudos se distanciam do conceito de assimilação e focam mais na etnicidade e a questão de identidade, dessa maneira, a grande autoridade é o brasilianista Jeffrey Lesser, o inaugurador dessa fase e que estabeleceu os conceitos de negociação e identidade hifenizada e situacional. Por fim, sugerimos que há o delineamento de uma terceira que busca romper, ou pelo menos afastar-se, com os conceitos da fase anterior, visto que são compreendidos como insuficientes para entender o fenômeno imigratório e a construção subjetiva dos nikkeis.

Palavras-chaves: campo historiográfico. Imigração japonesa. Assimilação. Aculturação. Identidade negociada. Japonesidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Martina Magalhães Ueno, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Leonardo Henrique Luiz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

29-11-2021

Como Citar

O campo historiográfico da imigração japonesa: alguns delineamentos: The historiographic field of Japanese immigration: some outlines. (2021). REVHIST - Revista De História Da UEG, 10(02), e022120. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v10i02.11702