A "nova direita" e a "ideologia de gênero" como arma política no Brasil
The "new right" and "gender ideology" as a political weapon in Brazil
Resumo
Busco neste artigo apresentar o estado da arte de como a “nova direita” brasileira vem desde sua formulação em 1980, mas principalmente a partir de sua reformulação na década de 2010 retomando, tingindo e reforçando artigos e pautas antes dissimuladas, mas que agora vieram à tona em sua forma mais explícita e crua. Nesta seara, um dos principais pontos de disputa é em torno dos estudos sobre sexualidades e gênero em que o feminismo e os Estudos de Gênero, transformados em “ideologia de gênero”, passaram a ser explorados e mobilizados politicamente.
Palavras-chave: "Nova Direita". "Ideologia de Gênero". Brasil.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.