Morte, cemitérios e devoção: uma análise material do fenômeno dos santos populares em Bauru e Jaú (São Paulo – Brasil) a partir de imagens

Death, cemeteries and devotion: a material analysis of the phenomenon of popular saints based on images in Bauru and Jaú (São Paulo – Brazil)

Autores

  • Taís Cristina Melero Secretaria Municipal de Cultura de Bauru

Resumo

O fenômeno dos santos populares é um traço característico da religiosidade brasileira, multifacetada e plural. A santidade popular nasce no cemitério por meio da canonização espontânea empreendida pela população local, a qual sacraliza o indivíduo que foi assolado pela tragédia ou teve sua vida interrompida de maneira prematura. A produção social dos santos populares liga-se à devoção “marginal”, ou seja, é um processo que recria e readapta preceitos da Igreja Católica com sujeitos que jamais seriam alçados ao posto de santos oficiais. Desse modo, no campo-santo, finado e jazigo são objetos de veneração. Logo, com o objetivo de compreender a materialidade e a vivacidade do culto aos santos populares, este artigo propõe analisar dois jazigos de santos de cemitério, sendo um na cidade de Bauru, e outro na cidade de Jaú. Assim, por meio de uma abordagem qualitativa com instrumentos de pesquisa documental e bibliográfica, pretende-se estudar a influência do sagrado no imaginário popular a partir do enfoque da História Local e Regional, relacionando as santidades populares com a memória das cidades selecionadas. A fonte histórica empregada será arqueológica, abarcando os túmulos dos santos locais. Estes serão analisados em elementos iconográficos, com o intuito de identificar aspectos materiais e simbólicos que os diferenciam das demais campas das necrópoles[1].

Palavras-chave: Santos populares. Cemitérios. Jazigos devocionais. Sagrado. Profano.

 

[1] Este artigo foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO/Bauru-SP), como requisito parcial para a obtenção do Título de Licenciado em História em dezembro de 2020.

Biografia do Autor

  • Taís Cristina Melero, Secretaria Municipal de Cultura de Bauru

    Graduada em História pela Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO); pós-graduanda em Literatura Brasileira (especialização) pela Faculdade Unyleya; servidora pública da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, vinculada à Divisão de Bibliotecas.   

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Morte, cemitérios e devoção: uma análise material do fenômeno dos santos populares em Bauru e Jaú (São Paulo – Brasil) a partir de imagens: Death, cemeteries and devotion: a material analysis of the phenomenon of popular saints based on images in Bauru and Jaú (São Paulo – Brazil). (2021). Revista De História Da UEG, 10(02), e022114. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11618