Jovens, uma nova “nova direita” e suas esquerdas: um estudo sobre a posição política de jovens brasileiros
Young, a new “new right” and their lefts: a study on the political position of young Brazilians
Resumo
Com este trabalho pretendemos investigar os matizes ideológicas que fundamentam a emergência do que estamos chamando de uma nova “nova direita” no Brasil, que é aquela constituída pelos atores que compõe quadros de atuação política hoje, mas que se projeta em direção a um horizonte de futuro mais distante, dada a geração que integram, a saber, a juventude de hoje. Para isso utilizamos os dados do “Projeto Residente: Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina” (2020), que tem dentre seus objetivos buscar elementos para fundamentar reflexões entorno da cultura histórica e da cultura política de jovens latino-americanos. Para esta proposta o objetivo foi entender como os grupos à direita do espectro político em nosso material são caracterizados; como jovens identificados – a partir do recurso à bussola política – como “direita autoritária” e “direita democrática” se posicionam frente a alguns temas políticos, econômicos e sociais sensíveis; e quais são os meios de atuação política que estes jovens declaram integrar. Os resultados apontam que elementos de longa duração estão relacionados ao posicionamento dos jovens. A maior parte deles tendem a um posicionamento democrático. O perfil geral das direitas é de homens, de classe média, religiosos, nacionalistas e apegados à instituição familiar. As direitas, conforme pudemos atestar, são bastante plurais, e o posicionamento dentro desse espectro político pode variar, apesar do forte apego a instituições tradicionais e hierárquicas.
Palavras-chave: posição política. Cultura política. Jovens. Direita.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.