A "guerra cultural" neofascista no Brasil: entre o neoliberalismo e o nacional-bolchevismo
The neofascist "cultural war" in Brazil: between neoliberalism and national-bolshevism
Resumo
O presente artigo aborda o pensamento político de extrema-direita no Brasil contemporâneo tendo como marco a influência do Tradicionalismo, concepção reacionária de mudança social, na orientação de debates e ações relacionadas à transformação da cultura e da política. Na primeira seção, apresentamos as origens do Tradicionalismo; na segunda, refletimos o debate que opõe a corrente neoliberal e a corrente totalitarista; e, na terceira e na quarta, analisamos a inserção das duas correntes no debate político brasileiro, através de suas principais plataformas de propaganda na internet, a saber, Mídia Sem Máscara, Brasil Paralelo e Nova Resistência.
Palavras-chave: Neofascismo. Tradicionalismo. Neoliberalismo. Guerra cultural.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.