A "guerra cultural" neofascista no Brasil: entre o neoliberalismo e o nacional-bolchevismo

The neofascist "cultural war" in Brazil: between neoliberalism and national-bolshevism

  • Francisco Thiago Rocha Vasconcelos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Resumo

O presente artigo aborda o pensamento político de extrema-direita no Brasil contemporâneo tendo como marco a influência do Tradicionalismo, concepção reacionária de mudança social, na orientação de debates e ações relacionadas à transformação da cultura e da política. Na primeira seção, apresentamos as origens do Tradicionalismo; na segunda, refletimos o debate que opõe a corrente neoliberal e a corrente totalitarista; e, na terceira e na quarta, analisamos a inserção das duas correntes no debate político brasileiro, através de suas principais plataformas de propaganda na internet, a saber, Mídia Sem Máscara, Brasil Paralelo e Nova Resistência.

Palavras-chave: Neofascismo. Tradicionalismo. Neoliberalismo. Guerra cultural. 

Biografia do Autor

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP); docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

Publicado
2021-06-22
Como Citar
Vasconcelos, F. T. (2021). A "guerra cultural" neofascista no Brasil: entre o neoliberalismo e o nacional-bolchevismo. Revista De História Da UEG, 10(02), e022101. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11549