A "guerra cultural" neofascista no Brasil: entre o neoliberalismo e o nacional-bolchevismo

The neofascist "cultural war" in Brazil: between neoliberalism and national-bolshevism

Autores

  • Francisco Thiago Rocha Vasconcelos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Resumo

O presente artigo aborda o pensamento político de extrema-direita no Brasil contemporâneo tendo como marco a influência do Tradicionalismo, concepção reacionária de mudança social, na orientação de debates e ações relacionadas à transformação da cultura e da política. Na primeira seção, apresentamos as origens do Tradicionalismo; na segunda, refletimos o debate que opõe a corrente neoliberal e a corrente totalitarista; e, na terceira e na quarta, analisamos a inserção das duas correntes no debate político brasileiro, através de suas principais plataformas de propaganda na internet, a saber, Mídia Sem Máscara, Brasil Paralelo e Nova Resistência.

Palavras-chave: Neofascismo. Tradicionalismo. Neoliberalismo. Guerra cultural. 

ERRATA:

Na página 04 deste artigo, primeiro parágrafo, a frase correta é a que se segue: "Não se trata propriamente de uma ideologia apenas conservadora e/ou reacionária, pois a busca pela mudança é entendida não como restauração do passado tal como existiu, mas através da afirmação de um passado mítico, a ser instaurado no futuro como solução aos conflitos do presente pela via da mudança radical e revolucionária" (VASCONCELOS, 2021, p. 4).  

Na página 19, onde lê-se "O Nova Resistência foi criado no Brasil em 1995", a data correta é 2015.

Biografia do Autor

  • Francisco Thiago Rocha Vasconcelos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP); docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

Downloads

Publicado

2021-06-22

Como Citar

A "guerra cultural" neofascista no Brasil: entre o neoliberalismo e o nacional-bolchevismo: The neofascist "cultural war" in Brazil: between neoliberalism and national-bolshevism. (2021). Revista De História Da UEG, 10(02), e022101. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11549