Livros didáticos e desafios para a história indígena
Teaching books and challenges for indigenous history
Resumo
O presente trabalho reflete brevemente a respeito da construção histórica da representação do índio na historiografia brasileira e sobre a maneira como essa representação emerge nos livros didáticos de história voltados para o ensino fundamental. A reflexão é construída com base na análise de livros do 7º ano, publicados em período posterior à lei 11.645/2008, e utilizados pelos professores/as no ensino de História no município de Marabá, estado do Pará, ressaltando a questão do preconceito, racismo e invisibilidade presente tanto na história escrita quanto nos manuais pensados para ministrar o conhecimento histórico. A análise aponta para alguns avanços, mas também para a permanência de equívocos e estereótipos, característicos da representação historicamente construída. Neste sentido, procura-se pensar sobre os desafios e possibilidades que os docentes se deparam atualmente para abordar a questão indígena em sala de aula.
Palavras-chave: Índios. Livro didático. Historiografia. Ensino de História Indígena.
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