Entre palavras e coisas: nominalismo e conceituação na historiografia das ideias e a afirmação da “Escola do Recife”

Between words and things: nominalism and conceptualization in the historiography of ideas and the affirmation of the “Escola do Recife”

Autores

  • Aruanã Antonio dos Passos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus de Pato Branco.

Resumo

O trabalho procura discutir a problemática dos nomes e dos conceitos no interior de um quadro amplo historiográfico que inclui diversos debates e autores em múltiplos contextos temporais e espaciais, mas que giram em torno da chamada “História das Ideias”, “História Intelectual” e “História dos intelectuais”. Nos propomos a analisar as formas como nomes e conceitos, por vezes, constituem uma mesma tessitura epistemológica que dá sentido às narrativas historiográficas e como, por vezes, elas determinam as concepções de história, tempo, documento e narrativa para esses autores e obras. Para tanto, recorremos a constituição da chamada “Escola do Recife” enquanto conceito referente a um conjunto de intelectuais e seu esforço de instituição de um movimento intelectual nascido no Império, mas que se desdobra ao longo do período republicano. Assim, pretendemos contribuir para a crítica da teoria da História e historiografia em sua dimensão epistemológica, para além do embate entre narrativismo e meta-história.

Palavras-chave: Nominalismo. Conceituação. Historiografia. História das Ideias.

Biografia do Autor

  • Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus de Pato Branco.

    Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2021-01-08

Como Citar

Entre palavras e coisas: nominalismo e conceituação na historiografia das ideias e a afirmação da “Escola do Recife”: Between words and things: nominalism and conceptualization in the historiography of ideas and the affirmation of the “Escola do Recife”. (2021). Revista De História Da UEG, 10(01), e012102. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10978