Entre palavras e coisas: nominalismo e conceituação na historiografia das ideias e a afirmação da “Escola do Recife”
Between words and things: nominalism and conceptualization in the historiography of ideas and the affirmation of the “Escola do Recife”
Resumo
O trabalho procura discutir a problemática dos nomes e dos conceitos no interior de um quadro amplo historiográfico que inclui diversos debates e autores em múltiplos contextos temporais e espaciais, mas que giram em torno da chamada “História das Ideias”, “História Intelectual” e “História dos intelectuais”. Nos propomos a analisar as formas como nomes e conceitos, por vezes, constituem uma mesma tessitura epistemológica que dá sentido às narrativas historiográficas e como, por vezes, elas determinam as concepções de história, tempo, documento e narrativa para esses autores e obras. Para tanto, recorremos a constituição da chamada “Escola do Recife” enquanto conceito referente a um conjunto de intelectuais e seu esforço de instituição de um movimento intelectual nascido no Império, mas que se desdobra ao longo do período republicano. Assim, pretendemos contribuir para a crítica da teoria da História e historiografia em sua dimensão epistemológica, para além do embate entre narrativismo e meta-história.
Palavras-chave: Nominalismo. Conceituação. Historiografia. História das Ideias.
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