Ditadura e propaganda no Brasil: a trajetória social do publicitário Said Farhat

Autores

  • Natália Cristina de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • David Antonio Castro Netto Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Andreza da Silva Vieira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos que impulsionaram a liderança da ditadura militar: a publicidade, agências e instituições de propaganda. Realizamos tal exercício a partir da trajetória social do publicitário Saïd Farhat (1920-2014) - foi jornalista, advogado e empresário brasileiro. Exerceu alguns cargos públicos, como a presidência da Embratur - no governo Ernesto Geisel (1974-1979) e ministro da Comunicação Social da Presidência da República no início do governo João Figueiredo. A ditadura e a publicidade coexistiram de maneira próxima, pois promoveram um conjunto de campanhas que visava contribuir para a manutenção de certo clima de otimismo. Utilizamos a trajetória social de Saïd Farhat com base em suas articulações publicitárias e políticas. Nossas análises são embasadas, metodologicamente, na teoria do sociólogo Norbert Elias; e, precisamente, utilizamos o conceito de poder para realizar referências às disputas nas relações estabelecidas entre os indivíduos. Entender o deslocamento social de Farhat nos auxilia na compreensão do momento em que o desastre econômico obrigou a desarticulação/reconstrução de um dos principais blocos que forneceu apoio à ditadura. A presença publicitária no campo político sugere uma tentativa de equilibrar a balança de poder no período ditatorial.

Palavras–Chave: Ditadura Militar. Publicidade ditatorial. Saïd Farhat, Trajetória Social.

Biografia do Autor

  • Natália Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • David Antonio Castro Netto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

  • Andreza da Silva Vieira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Ditadura e propaganda no Brasil: a trajetória social do publicitário Said Farhat. (2021). Revista De História Da UEG, 10(01), e012115. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10786