O espelho criativo: Friedrich Meinecke e a reinterpretação do naturalismo de J.W. Goethe na gênese do historicismo alemão
The creative mirror: Friedrich Meinecke and the reinterpretation of J.W. Goethe's naturalism in the genesis of German historicism
Resumo
Neste artigo tenho o objetivo de compreender a posição ocupada pelo historiador Friedrich Meinecke (1862-1954) nos debates sobre a crise da história e sobre os sentidos do historicismo que tiveram lugar em parte da historiografia alemã do período do entre guerras. Para tanto, busco reconstruir algumas dessas contendas, levando em consideração a relevância que a questão do historicismo passou a adquirir no trabalho desse intelectual durante os anos 1920 e 1930. Em seguida, a partir de uma análise da própria definição meineckeana do conceito, busco sustentar que o autor de O surgimento do historicismo (1936) se utilizou da filosofia da natureza de J.W. Goethe tanto para definir o acreditava ser o clímax do historicismo alemão, quanto para superar aqueles que ele entendia como os limites da tradição moderna de pensamento histórico e da própria concepção histórica do Iluminismo ocidental. Por fim, defendo que essa reinterpretação do naturalismo goetheano – tal qual expresso pelo ideal estético de espelho criativo – representou a própria solução oferecida por Meinecke para os dilemas do historicismo e para a crise vivida pela concepção de história na Alemanha na época de Weimar e durante os primeiros anos de ditadura nacional-socialista.
Palavras-chave: Friedrich Meinecke. J.W. Goethe. Historicismo.
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