Os olhares de Fatumbi: o lugar da fotografia na Fundação Pierre Verger

Fatumbi's looks: the place of photography at the Pierre Verger Foundation

  • Marilécia Oliveira Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Thiago Machado de Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Fundação Pierre Verger. Fotografia. Bahia

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender o lugar da fotografia na Fundação Pierre Verger a partir de uma perspectiva histórica. Analisamos o processo de construção do acervo, seu tratamento técnico, sua disponibilização para o público e alguns dos seus usos sociais. A investigação destes pontos está permeada ainda pela apreciação de aspectos biográficos do fotógrafo e da estrutura de funcionamento e financiamento da Instituição.

Palavras-chave: Fundação Pierre Verger. Fotografia. Bahia

Biografia do Autor

Marilécia Oliveira Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professora adjunta do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus II Alagoinhas).

Thiago Machado de Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professor substituto de História na Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Campus IV/ Jacobina).

Publicado
2020-07-13
Como Citar
Santos, M., & Lima, T. (2020). Os olhares de Fatumbi: o lugar da fotografia na Fundação Pierre Verger. Revista De História Da UEG, 9(2), e922006. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10630