Produção, usos e apropriações de uma imagem: o processo de iconização da fotografia da mulher de turbante, de Alberto Henschel

Production, uses and appropriations of an image: the process of iconization of the photograph of the woman in a turban, by Alberto Henschel

Autores

  • Aline Montenegro Magalhães Museu Histórico Nacional
  • Maria do Carmo Teixeira Rainho Arquivo Nacional

Resumo

O artigo tem por objeto o retrato de uma mulher negra portando um turbante, registrado por Alberto Henschel, por volta de 1870, no Rio de Janeiro. Dentre as muitas imagens de “tipos de negros” produzidos pelo fotógrafo alemão, ela é, certamente, uma das mais conhecidas e a que tem sofrido mais apropriações na última década. Nosso objetivo, com a análise da produção, circulação e consumo desta fotografia, é examinar a relação entre o seu uso maciço e a invisibilidade ou a subalternidade imposta a negros e negras pelo racismo estrutural. Em especial, problematizamos a identificação anacrônica da mulher retratada com Luísa Mahin, mãe de Luís Gama, que teria sido uma das lideranças da Revolta dos malês, na Bahia, em 1835. A produção de sentidos que esta fotografia engendra, os efeitos que produz em seus usos e deslocamentos, seu potencial de iconização, bem como sua agência, são algumas questões que buscamos discutir, apostando, na trilha de Ana Mauad, na necessidade de tomar a imagem como agente da história, não simplesmente como fonte de informação sobre o passado ou tema de um estudo histórico.

Palavras-Chave: Mulher negra. Alberto Henschel. Fotografia, século XIX. Cultura visual.

Biografia do Autor

  • Aline Montenegro Magalhães, Museu Histórico Nacional

    Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); técnica em assuntos culturais/história no Museu Histórico Nacional.

  • Maria do Carmo Teixeira Rainho, Arquivo Nacional

    Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pesquisadora do Arquivo Nacional.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

Produção, usos e apropriações de uma imagem: o processo de iconização da fotografia da mulher de turbante, de Alberto Henschel: Production, uses and appropriations of an image: the process of iconization of the photograph of the woman in a turban, by Alberto Henschel. (2020). Revista De História Da UEG, 9(2), e922002. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10514