Gênero e cidadania: limites e possibilidades dos livros didáticos no ensino de história

Gender and citizenship: textbooks’ limits and possibilities for history teaching

Autores

  • Renata Cavazzana da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Os livros didáticos são objetos culturais complexos e multifacetados, posto que materializam os aspectos mercadológicos, ideológicos e pedagógicos de sua elaboração. Considerados instrumentos essenciais para o ensino de História, que desempenha um papel fundamental na formação de cidadãs e cidadãos, os livros didáticos mantem uma relação íntima com a construção do conhecimento histórico e, consequentemente, com a edificação da cidadania. Diante do exposto, temos o objetivo de analisar, a partir da teoria feminista e da categoria gênero, os limites e as possibilidades do livro didático de História do 9º ano do Projeto Radix – Raiz do Conhecimento (2013), discutindo especificamente a narrativa sobre a atuação das mulheres e do movimento feminista brasileiro no processo de democratização no país e na elaboração da Constituição Cidadã de 1988 e sobre o conceito de cidadania.

Palavras-chave: Livro didático. Feminismo. Cidadania. Ensino de História.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Cavazzana da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Graduanda em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).      

Downloads

Publicado

27-08-2020

Como Citar

Gênero e cidadania: limites e possibilidades dos livros didáticos no ensino de história: Gender and citizenship: textbooks’ limits and possibilities for history teaching. (2020). REVHIST - Revista De História Da UEG, 9(2), e922020. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10466