O Ginásio Polivalente de Alfenas e os vestígios das práticas escolares (1971-1979)

The Alfenas Multipurpose and the Remnants of School Practice (1971-1979)

Autores

Resumo

O artigo analisa a criação de um ginásio Polivalente na cidade de Alfenas e examina aspectos das práticas escolares estabelecidas durante a primeira década de sua existência. Com um olhar sobre a cultura escolar, documentos localizados na escola e duas entrevistas foram tomados como fontes, o que possibilitou examinar as especificidades das práticas estabelecidas na instituição em um período de significativas mudanças na educação brasileira após a implantação da lei n. 5.692/71. A pesquisa mostrou o movimento de estruturação da escola, sua característica vocacional e o funcionamento das disciplinas técnicas. As experiências cotidianas indicaram a construção de rituais cívicos que fomentavam a constituição de uma identidade coletiva, mas também evidenciaram os conflitos e resistências de professores e alunos.

Palavras-chave: Cultura escolar. Polivalente. Alfenas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Miranda Filgueiras, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Jorge Eduardo Lima Araújo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

    Graduado em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais, leciona atualmente na Escola Estadual João Nunes Ferreira, em Lambari-MG.

Downloads

Publicado

07-10-2020

Como Citar

O Ginásio Polivalente de Alfenas e os vestígios das práticas escolares (1971-1979): The Alfenas Multipurpose and the Remnants of School Practice (1971-1979). (2020). REVHIST - Revista De História Da UEG, 9(2), e922023. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10442