O Ginásio Polivalente de Alfenas e os vestígios das práticas escolares (1971-1979)

The Alfenas Multipurpose and the Remnants of School Practice (1971-1979)

Resumo

O artigo analisa a criação de um ginásio Polivalente na cidade de Alfenas e examina aspectos das práticas escolares estabelecidas durante a primeira década de sua existência. Com um olhar sobre a cultura escolar, documentos localizados na escola e duas entrevistas foram tomados como fontes, o que possibilitou examinar as especificidades das práticas estabelecidas na instituição em um período de significativas mudanças na educação brasileira após a implantação da lei n. 5.692/71. A pesquisa mostrou o movimento de estruturação da escola, sua característica vocacional e o funcionamento das disciplinas técnicas. As experiências cotidianas indicaram a construção de rituais cívicos que fomentavam a constituição de uma identidade coletiva, mas também evidenciaram os conflitos e resistências de professores e alunos.

Palavras-chave: Cultura escolar. Polivalente. Alfenas.

Biografia do Autor

Juliana Miranda Filgueiras, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais.

Jorge Eduardo Lima Araújo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

Graduado em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais, leciona atualmente na Escola Estadual João Nunes Ferreira, em Lambari-MG.

Publicado
2020-10-07
Como Citar
Filgueiras, J., & Araújo, J. (2020). O Ginásio Polivalente de Alfenas e os vestígios das práticas escolares (1971-1979). Revista De História Da UEG, 9(2), e922023. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10442