“O ex libris da graça africana”: uma fotografia no contexto colonial português

“The ex libris of African grace”: a photograph in the Portuguese colonial context

  • Marcus Vinicius de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Fotografia. Colonialismo. Circuito social. Visualidade.

Resumo

O presente artigo busca pensar a trajetória de uma imagem visual dentro de um conjunto que integra as problemáticas das imagens fotográficas em contexto colonial contemporâneo. Para isso, percorre os sentidos atribuídos a uma fotografia produzida na I Exposição Colonial Portuguesa de uma criança nomeada então de Augusto. Seu circuito social foi intenso e marcado por diferentes espaços de consumo, persistindo ainda hoje no circuito de colecionadores de objetos coloniais. Logo, o itinerário apresentado permite delinear alguns usos e funções desempenhados pela imagem técnica no contexto colonial português e abordar algumas questões importantes para o desenvolvimento de estudos históricos com fotografia no colonialismo contemporâneo. 

Palavras-chaves: Fotografia. Colonialismo. Circuito social. Visualidade.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado
2020-07-13
Como Citar
Oliveira, M. (2020). “O ex libris da graça africana”: uma fotografia no contexto colonial português. Revista De História Da UEG, 9(2), e922001. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10363