Foco e Escopo da Revista

Revista de História da UEG é uma publicação do Programa de Pós Graduação em História da UEG (PPGHIS), Campus Morrinhos, em fluxo contínuo (ahead of print) com periodicidade semestral (duas edições anuais), que tem como objetivo publicar artigos, resenhas, notas, dossiês, entre outros, de professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de prestigio regional, nacional e internacional, preferencialmente na área da História ou áreas afins (Geografia, Teologia, Ciências Ambientais, Letras, Sociologia, Antropologia, etc), desde que tenham convergência com uma análise historiográfica das fontes e no uso de conceitos relativos ao fazer histórico.

A revista abre espaço para publicação de trabalhos inéditos nas diversas áreas da história e áreas afins em diferentes enfoques teóricos e metodológicos. Utilizamos aplicativo anti-plágio (Plagiarisma®) para identificar a autenticidade e originalidade dos textos submetidos, garantindo que não tenham sido publicados em outros locais, mesmo que em partes. A revista conta com sistema de acesso livre, não havendo qualquer tipo de cobrança tanto para publicação quanto para acesso aos textos. 

Não há exigência de titulação mínima para publicação, podem submeter textos desde graduandos até pós-doutores, sendo todos os textos avaliados apenas pela sua qualidade. Utilizamos a avaliação "duplo cega" dos textos encaminhados, ou seja, os textos são remetidos aos avaliadores sem quaisquer marcas que identifiquem a autoria dos mesmos; da mesma forma, as avaliações são encaminhadas aos autores sem o nome dos avaliadores. A avaliação de um texto pode variar de 3 a 6 meses, dependendo da disponibilidade de pareceristas para aquela área temática (algumas áreas são mais difíceis de encontrar pareceristas). 

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 30 dias em nosso site, não sendo necessário que o autor aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. Nossa periodicidade de edições é semestral, sendo publicadas duas edições por ano. Cada edição não possui paginação sequencial; os textos são registrados com um número de identificação único (elocation-id) que pode ser utilizado na referenciação do mesmo. 

Conheça nossa Equipe Editorial

Veja as Normas de Publicação da Revista

 

 

Classificação do Qualis Capes

A revista está classificada, de acordo com a atual Classificação de Periódicos Quadriênio 2013-2016 da CAPES como:

QUALIS B3 em História; Ciências da Religião e Teologia; Ciências Ambientais; Interdisciplinar; Planejamento Urbano e Regional/Demografia;
QUALIS B4 em Geografia; Sociologia.

ISSN 2316-4379

Deseja enviar contribuições? Convidamos todos a ler as políticas das seções disponíveis nas Diretrizes para autores.