A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: DA RELIGIOSIDADE CATÓLICA AO DESPOTISMO ESCLARECIDO (1549-1820)

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Resumo

O objetivo do presente escrito é de contextualizar historicamente os processos que caracterizaram as práticas de ensino em terras brasileiras durante o período colonial, concentrados primeiramente na catequização e coversão dos povos da terra à fé cristã-católica pela ação educativa de religiosos jesuítas, destacando o seu poder e influência junto ao Vaticano para a elaboração e determinação das diretrizes educativas/educacionais, que resultaram na construção do Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesus, responsável pela consolidação do Sistema Educacional Jesuítico. Apresentamos também, as contradições que dominaram as terras portuguesas entre o segundo e o terceiro quartos do século dezoito, marcadas pela oposição entre a fundamentação religiosa católica jesuítica e a concepção racionalista orientada pela lógica; entre o anseio por transformações contrapostos à preservação das tradições do passado; e, entre a defesa da fé cristã contraposta à evolução científica de fundamentação iluminista. Apontamos ainda, que as reformas propostas pelo Marquês de Pombal, assentadas no desenvol

Biografia do Autor

  • Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos ePesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG).

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Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI