CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS E DUALIDADE ESTRUTURAL: UMA BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Vinicius Oliveira Machado Universidade Federal do Espírito Santos
  • Ana Carolina Galvão Marsiglia Universidade Federal do Espírito Santos

Resumo

Este estudo discute as contrarreformas educacionais do Governo Temer à luz do processo histórico. Num primeiro momento, fazemos breve incursão nas reformas educacionais implementadas ao longo da história do Brasil, explicitando como, em diversos momentos, os governos buscaram adequar a formação dos trabalhadores aos requisitos do trabalho simples; num segundo momento, analisamos os propósitos da contrarreforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, mais especificamente, a área de ciências humanas e sociais aplicada e currículo de história. A partir dessas análises, chegamos à conclusão de que o objetivo das recentes políticas é disciplinar jovens e adultos provenientes da classe trabalhadora de acordo com as demandas do regime de acumulação flexível, acarretando o fortalecimento da dualidade educacional, tão marcante em outros momentos da história da educação brasileira. Por fim, indicamos alguns elementos da obra de Saviani para se pensar uma escola que tenha como objetivo o desenvolvimento omnilateral dos indivíduos. 

Biografia do Autor

  • Vinicius Oliveira Machado, Universidade Federal do Espírito Santos
    Licenciado em História, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. É membro do Grupo de Pesquisa "Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar".
  • Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santos
    Graduada em Pedagogia pela Unesp (Bauru) e Doutora em Educação Escolar pela Unesp (Araraquara). Realizou estudos de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora do Centro de Educação da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição, na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. É líder do grupo de pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar”, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e membro do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI