CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS E DUALIDADE ESTRUTURAL: UMA BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
Este estudo discute as contrarreformas educacionais do Governo Temer à luz do processo histórico. Num primeiro momento, fazemos breve incursão nas reformas educacionais implementadas ao longo da história do Brasil, explicitando como, em diversos momentos, os governos buscaram adequar a formação dos trabalhadores aos requisitos do trabalho simples; num segundo momento, analisamos os propósitos da contrarreforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, mais especificamente, a área de ciências humanas e sociais aplicada e currículo de história. A partir dessas análises, chegamos à conclusão de que o objetivo das recentes políticas é disciplinar jovens e adultos provenientes da classe trabalhadora de acordo com as demandas do regime de acumulação flexível, acarretando o fortalecimento da dualidade educacional, tão marcante em outros momentos da história da educação brasileira. Por fim, indicamos alguns elementos da obra de Saviani para se pensar uma escola que tenha como objetivo o desenvolvimento omnilateral dos indivíduos.