A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL E SUA CONSTITUIÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA

Autores

  • Rosemary Aparecida Santiago Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Resumo

Analiso a consituição da educação de jovens e adultos (EJA) como política pública no Brasil, por meio de um percurso pela história da educação, entrelaçando o oficial e o real, os programas e projetos de reforma educacional, bem como a luta política pela educação pública e popular. Realizo apontamentos sobre a histórica da educação de jovens e adultos, demonstrando a precariedade da oferta educacional, desde o século XIX até o final do século XX, momento do processo de redemocratização do Brasil, década de 1980. Em princípio, com estes apontamentos, apresento um quadro da situação educacional no Brasil, com ênfase na formulação e implementação de políticas públicas dirigidas à educação de jovens e adultos. Identificamos que, a partir da década de 1940, ocorrem ações mais sistematizadas em nível nacional na expansão da educação pública. Logo, no mundo do sistema, o Estado aumenta, significativamente, as suas responsabilidades e atribuições, permitindo a expansão dos direitos sociais de cidadania, a partir desta década.

Biografia do Autor

  • Rosemary Aparecida Santiago, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
    Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Doutora em Educação (Políticas da Educação e Sistemas Educativos) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou na docência e pesquisa nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Programas de Mestrados de Políticas Sociais e de Ensino de Ciências e Matemática) na Universidade Cruzeiro do Sul no período de 1996-2016.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI