A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL E SUA CONSTITUIÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA
Resumo
Analiso a consituição da educação de jovens e adultos (EJA) como política pública no Brasil, por meio de um percurso pela história da educação, entrelaçando o oficial e o real, os programas e projetos de reforma educacional, bem como a luta política pela educação pública e popular. Realizo apontamentos sobre a histórica da educação de jovens e adultos, demonstrando a precariedade da oferta educacional, desde o século XIX até o final do século XX, momento do processo de redemocratização do Brasil, década de 1980. Em princípio, com estes apontamentos, apresento um quadro da situação educacional no Brasil, com ênfase na formulação e implementação de políticas públicas dirigidas à educação de jovens e adultos. Identificamos que, a partir da década de 1940, ocorrem ações mais sistematizadas em nível nacional na expansão da educação pública. Logo, no mundo do sistema, o Estado aumenta, significativamente, as suas responsabilidades e atribuições, permitindo a expansão dos direitos sociais de cidadania, a partir desta década.