POLÍTICAS EDUCACIONAIS E POVOS DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA: PERCEPÇÕES SOBRE O PAPEL DAS ESCOLAS E DOS CURRÍCULOS

Autores

  • Marco Antônio de Carvalho Instituto Federal Goiano (Campus Morrinhos) http://orcid.org/0000-0002-5127-5886
  • Antônio Miranda de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (Campus Miracema)

Resumo

Buscando refletir sobre políticas públicas educacionais brasileiras e o contexto de latino americano, foi realizada uma investigação documental e bibliográfica que permitiu correlacionar fatos históricos e observar que as escolas e os currículos, predominantemente com viés na pedagogia tradicional, em diversos momentos, têm sido mais instrumento de desvalorização dos povos do campo, do que propriamente emancipatórios. Recorreu-se ao materialismo histórico-dialético, pertinente a estratégias de aproximação em relação ao referido objeto à luz das categorias de trabalho como princípio formativo e de reprodução cultural dos povos do campo, políticas educacionais, escolas, currículos e seus impactos na integração cultural dos povos do campo do Brasil, bem como percepções de latino-americanos sobre tais questões em um contexto global. O procedimento metodológico de investigação, foi de caráter exploratório, por meio de um questionário semiestruturado visando captar percepções dos informantes acerca do papel da educação na (des)valorização das culturas dos povos campesinos, indígenas e afrodescendentes em seus respectivos países. Pelas características similares entre campesinos, indígenas (povos originários) e afrodescendentes, a perspectiva pedagógica ativa e participativa deveria prevalecer como diretriz de tais políticas educacionais, entretanto, por se tratar de instrumento ideológico de um Estado Burguês, tais políticas têm sido mais alienantes do que propriamente emancipadoras.

Biografia do Autor

  • Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano (Campus Morrinhos)
    Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão escolar.
  • Antônio Miranda de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (Campus Miracema)
    Professor UFT - Miracema do Tocantins - Brasil. Doutor em Geografia pela UFU/UFT. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Mundo Rural da UFT - EDURUAL. Professor do Curso de Pedagogia da UFT Campus Miracema. miranda@mail.uft.edu.br

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Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI