PROFESSORES BRASILEIROS E ARGENTINOS: SUAS REFLEXÕES SOBRE A AMÉRICA LATINA NA SALA DE AULA

Autores

  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal Goiano

Palavras-chave:

América Latina. Ensino de História. Práticas.

Resumo

Este artigo tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina, no ensino de História, com o propósito de analisar as representações e as semelhanças e diferenças existentes na prática dos professores, bem como perceber se os conteúdos veiculados, sobre a América Latina, nas escolas do Brasil e da Argentina, têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de história que estimule a formação da identidade latino-americana. Para tal, são analisados trechos de entrevistas realizadas com sete professores da cidade de Florianópolis, Brasil e de Córdoba, Argentina, a fim de perceber, numa análise comparativa, os sentidos que são dados, por eles, para o que efetivamente produzem no contexto da sala de aula. Esta pesquisa se conclui com a constatação de que os professores praticamente têm à sua disposição o que é veiculado pelas propostas curriculares, possibilitando o predomínio de temas, que compõem o arcabouço da seleção de conteúdos de História, que seguem uma tradição já consolidada. Entretanto, eles têm demonstrado ter à mão, a capacidade criadora de dar novos significados ao prescrito, possibilitando assim, alguns sinais de tentativa da formação da identidade latino americana.

Biografia do Autor

  • Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano
    Doutora em Educação. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Instituto Federal Goiano.

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Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI