ORDEM E PROGRESSO NO CAMPO: A ESCOLA AGRÍCOLA DE MUZAMBINHO E A FORMAÇÃO TÉCNICA (1953 A 1975)

Autores

  • Lívia Carolina Vieira IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Agrícola, História das Instituições Escolares

Resumo

A educação profissional agrícola ainda é um tema recente nas pesquisas voltadas para a História da Educação. Para compreensão das mudanças na oferta deste ramo da educação profissional é necessário observar as relações econômicas e sociais do trabalho estabelecidas na economia agrária brasileira que culminaram em ações voltadas para a educação. Além de observar as transformações ocorridas a partir da transição da sociedade agrária para urbano industrial. O recorte temporal contemplou as primeiras iniciativas de criação da escola e estendeu-se até o período de implementação do modelo escola- fazenda, ação resultante dos acordos firmados entre os Estados Unidos e o Brasil, que transformaram as escolas em grandes fazendas, que primavam pelo aprender na prática. A identificação da proposta de formação oferecida foi feita a partir dos documentos oficiais e escolares, fotografias e entrevistas. Os resultados mostram o projeto de modernização agrícola para o país e a necessidade de formar os técnicos agrícolas que pudessem permanecer no campo impulsionando a produção. Desta forma, uma formação voltada para os ensinamentos técnicos e de valorização dos trabalhos manuais, além de reforçar os ideais de ordem e progresso do país, atrelando esse progresso também a questão agrícola.

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Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI