EXÉRCITO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO MILITAR NO BRASIL DO INÍCIO DA DÉCADA DE 1930

Autores

  • Marcus Fernandes Marcusso Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação militar. História da Educação militar. Escola de Estado-Maior do Exército. Missão Militar Francesa

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da relação entre exército, política e educação militar nos primeiros anos da década de 1930. A ascensão de Getúlio Vargas ao poder desestabilizou os arranjos oligárquicos que estruturaram a Primeira República, gerando a necessidade de um novo arranjo, onde a participação dos militares foi decisiva. Nesse contexto, apresentaremos uma abordagem das novas dinâmicas de interação entre o Estado e o Exército. O foco específico, no entanto, se dará no âmbito da educação militar, com destaque para dois temas: o redimensionamento da atuação da Missão Militar Francesa de instrução, contratada em 1918, e as transformações gestadas nas duas principais instituições militares de ensino, a Escola Militar e a Escola de Estado-Maior.

Biografia do Autor

  • Marcus Fernandes Marcusso, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
    Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Professor EBTT efetivo de História do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Câmpus Inconfidentes. Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História da Educação e Educação Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Militar - História da Educação - Epistemologia da Educação - Instituições escolares.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI