A AVALIAÇÃO E A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONSOLIDAÇÃO DE UM DISCURSO HEGEMÔNICO

Autores

  • Andreia da Cunha Malheiros Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Lúcia Calbaiser da Silva
  • Andreliza Cristina de Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Joelma dos Santos Bernardes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Letícia Bortolin
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Pamela Cristina Botiglieri Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Regilson Maciel Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Qualidade, Avaliação, Educação Superior, Hegemonia, Contra-Hegemonia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar elementos para a discussão sobre a disputa entre o discurso hegemônico e contra-hegemônico referente à avaliação e qualidade da educação. Sua fundamentação teórica transita entre as ideias de Gramsci e as publicações recentes do grupo de avaliação da Rede Universitas/Br. Por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico e bibliográfico, buscamos referências para evidenciar que o discurso hegemônico constrói a ideia de que a qualidade é alcançada pelo binômio avaliação e regulação. Confirmamos a existência de discursos concorrentes nomeados como contra-hegemônicos. Concluímos que este embate entre os discursos se iniciou na década de 1980, progredindo na seguinte, e que o discurso da qualidade da educação atrelada aos sistemas avaliativos se tornou hegemônico ao serem implantadas políticas de caráter gerencial. Embate esse que permanece presente na elaboração e implantação do SINAES.

Biografia do Autor

  • Andreia da Cunha Malheiros, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual (UNESP) com Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ana Lúcia Calbaiser da Silva
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Andreliza Cristina de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

  • Joelma dos Santos Bernardes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com Pós-Doutorado pela Université de Strasbourg (UNISTRA, França).
  • Letícia Bortolin
    Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
  • Pamela Cristina Botiglieri, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Regilson Maciel Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI