HISTÓRIA E CINEMA: A HAGIOGRAFIA NO FILME JOANA D’ARC (1948)

Autores

  • Solange Ramos de Andrade Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

representação, cinema, hagiografia, história

Resumo

O trabalho em questão propõe problematizar a figura de Joana d’Arc tendo em vista sua representação no cinema a partir do filme de 1948, dirigido por Victor Fleming. Pode-se notar em tal narrativa cinematográfica a presença de elementos hagiográficos e mitológicos. O filme foi aqui tratado enquanto documento histórico passível de problematização, que possui especificidades técnicas que devem ser consideradas em uma análise crítica. Para isso, parte-se da complexidade da linguagem cinematográfica, e como ela pode relacionar-se com o conceito de representação articulado por Roger Chartier.  A perspectiva hagiográfica pode ser encontrada no desenvolvimento da narrativa, e dialoga nesse caso com o gênero épico que se desenvolve no filme em questão. 

Biografia do Autor

  • Solange Ramos de Andrade, Universidade Estadual de Maringá
    Departamento de História. Programa de Pós-graduação em História. Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades. Área de História das Religiões.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Artigos livres