Orientação para o mercado e processo de negócios com o uso de tecnologias da informação e comunicação no varejo maceioense

Autores

  • Raul Costa Cavalcanti Manso Universidade Federal de Alagoas
  • Francisco José Peixoto Rosário Universidade Federal de Alagoas
  • Luciana Peixoto Santa Rita Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este trabalho objetivou analisar se as micro e pequenas empresas de varejo não-alimentício dos shopping centers de Maceió são orientadas ao mercado, utilizando-se das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em seus respectivos processos de negócios, a partir dos três constructos comportamentais de Narver e Slater (1990). Percebeu-se que os micro e pequenos empresários buscam intuitivamente se orientar ou sobreviver ao mercado. O estudo é quantitativo, sendo descritivo quanto aos objetivos. Elaborou-se para aplicação nesses estabelecimentos um questionário fechado na escala de Likert adaptados dos três constructos comportamentais de Narver e Slater para orientação de mercado. Foram adicionadas variáveis para medir o impacto das TICs para a formação de inteligência mercadológica por meio da obtenção e uso das informações coletadas internamente. Ademais, o potencial das TICs adquiridas nestas organizações não é aproveitado, pois não se utilizam as informações registradas para tomada de decisões estratégicas, apenas para o cumprimento de obrigações com o Fisco Estadual. Por fim, destaca-se que a implantação das TICs apresenta pequenas mudanças dentro das empresas para a formulação de estratégias que as orientem para o mercado.

Palavras-chave: Micro e pequenas empresas. Orientação para o mercado. Tecnologia da informação e comunicação.

Biografia do Autor

  • Raul Costa Cavalcanti Manso, Universidade Federal de Alagoas
    Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas.
  • Francisco José Peixoto Rosário, Universidade Federal de Alagoas
    Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas; Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas
    Professora do Mestrado em Administração Pública/ UFAL

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos