A IMAGEM DE UMA COOPERATIVA EDUCACIONAL DIANTE DA PERSPECTIVA DE SEUS DOCENTES, DISCENTES E COLABORADORES

Autores

  • Elton Zielke Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Luciano Zamberlan Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Ariosto Sparemberger Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Jorge Oneide Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Gabriela Cappellari Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Giovana Fernandes Writzl Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Palavras-chave:

Imagem, Identidade, Planejamento, Cooperativismo educacional.

Resumo

É cada vez mais perceptível a importância para qualquer organização manter uma boa imagem perante seus públicos. Esta pesquisa objetivou identificar a imagem percebida pela comunidade escolar interna do Colégio Concórdia, o maior negócio mantido pela Cooperativa Educacional Cooperconcórdia Ltda. O estudo foi realizado por meio de pesquisa quantitativa, exploratória e aplicada. A amostragem, considerada não probabilística por julgamento, foi constituída pelos docentes, funcionários administrativos e discentes de ensino básico da Cooperativa Educacional Cooperconcórdia Ltda, totalizando 69 entrevistados. Os resultados apontam que a escola é percebida como bem localizada, religiosa, humana, acolhedora e simpática. Entretanto, não é percebida como organizada, atraente e inovadora. A escola necessita avaliar os elementos envolvidos na construção da sua imagem e planejar ações estratégias para melhorar sua competitividade na sociedade em que atua, pois a força da imagem de uma instituição relaciona-se diretamente com a consistência de seus atos, ou seja, com a coerência entre seu discurso e sua ação.

Biografia do Autor

  • Elton Zielke, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
    Bacharel em Administração
  • Luciano Zamberlan, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
    Professor do curso de Administração na UNIJUÍ. Doutorando pela UNAM.
  • Ariosto Sparemberger, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
    Professor doutor do curso de Administração na UNIJUÍ.
  • Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
    Professor Doutor no Programa de Pós Graduação da UNIJUÍ.
  • Gabriela Cappellari, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
    Bacharel em Administração. Pós-Graduada em Marketing e Gestão Empresarial. Mestranda em Desenvolvimento. Todos pela UNIJUÍ.
  • Giovana Fernandes Writzl, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
    Bacharel em Administração

Downloads

Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Artigos