A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE SAÚDE NA REDUÇÃO DOS RISCOS DE ABSENTEÍSMO NA PETROBRAS

Autores

  • Michele Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Diego Neves de Sousa
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Riscos de Absenteísmo, Qualidade de Vida no Trabalho, Programas de Saúde.

Resumo

O absenteísmo é um problema que compromete seriamente a organização do trabalho e que deve ser estudado no sentido de buscar soluções e melhorias para o trabalhador e o empregador. Este artigo é um estudo de caso em uma unidade de refinamento vinculada à Petrobras S.A. e teve como objetivo demonstrar o nível de contribuição da Gestão dos Programas de Saúde da Unidade para a redução dos riscos de absenteísmo médico nesta organização. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas de história oral aos colaboradores que a posteriori foram tratados através da análise de conteúdo. Entre os resultados, percebe-se que as diferentes ações voltadas para a saúde desta organização têm proporcionado significativas melhorias na Qualidade de Vida, redução do absenteísmo e satisfação dos seus colaboradores com os programas implantados.

Biografia do Autor

  • Michele Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa
    Michele Rodrigues concluiu o mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2011. Atualmente é professora nas instituições UNIVIÇOSA e ESUV, lecionando as disciplinas Teoria Geral da Administração, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. Seus trabalhos científicos têm se concentrado nas seguintes áreas temáticas: Gestão de Pessoas, Administração Estratégica, Administração Pública e Políticas Públicas.
  • Diego Neves de Sousa
    É Gestor de Cooperativas e mestre em Extensão Rural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolve pesquisa sobre comunicação organizacional em modelo de integração vertical de cooperativas agroindustriais. Tem experiência em organização social e produtiva, por meio do associativismo e cooperativismo; Metodologias Participativas, Comunicação e Educação Cooperativista, Agronegócios, Reforma Agrária, Desenvolvimento Socioeconômico e Extensão Rural e Pesqueira. Atualmente é analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, na área de Comunicação para Transferência de Tecnologia.
  • Nina Rosa da Silveira Cunha, Universidade Federal de Viçosa
    P

    A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE SAÚDE NA REDUÇÃO DOS RISCOS DE ABSENTEÍSMO NA PETROBRAS

    ossui graduação em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professsora associada II da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, Zona da Mata de Minas Gerais, recursos humanos, pequenas e médias empresas e motivação. Foi contemplada com o Prêmio Rui Miller Paiva, pelo Melhor Artigo Publicado na Revista Economia Rural no ano de 2009, durante o 47º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos