PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM RELAÇÃO À COMPRA DE PRODUTOS DE MAQUIAGEM

Autores

  • Vanessa Kelle da Silva Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Gilberto Venâncio Luiz

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v14i1.12823

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a atuação dos Influenciadores Digitais no processo de tomada de decisão em relação à compra de produtos de maquiagem pelas pessoas que os acompanham. Para chegar a esse objetivo, foi criada uma escala de mensuração contendo 10 questões relacionadas ao poder de influência, seis questões relacionadas ao perfil da amostra, que contou com 120 pessoas do sexo feminino da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, e oito questões relacionadas ao tempo gasto nas redes sociais e ao número de influenciadores seguidos. Após o levantamento de dados foi aplicado a análise fatorial, com o objetivo de verificar a validade fatorial das questões e também para combinar as variáveis com padrões de correlação semelhantes. Para verificar a validade da escala, utilizou-se o coeficiente de Alpha de Cronbach para observar a confiabilidade da escala. A partir dessa análise foram encontrados dois fatores, que reuniram as 10 variáveis da escala. Esse método teve uma boa confiabilidade com Alpha de Cronbach do fator 1 - Busca de Opiniões e Comentários Feitos pelos Influenciadores foi de 0,88, e o do fator 2 - Poder de Influência dos Influenciadores na Tomada de Decisão foi de 0,74.

Biografia do Autor

  • Vanessa Kelle da Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

    Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.

  • Gilberto Venâncio Luiz

    Professor Adjunto IV do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba/MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e Estratégias de Marketing, Pesquisa de Marketing e comportamento do consumidor.

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Publicado

2024-02-05

Edição

Seção

Artigos