GESTÃO EMPRESARIAL COM FOCO ALÉM DO RESULTADO

A Importância do Triple Bottom Line como Estratégia Competitiva

Autores

  • josiano cesar de Sousa Unidade de Ensino do Sul do Maranhão - UNISULMA http://orcid.org/0000-0002-9888-3440
  • Drica Silva de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v13i1.11181

Resumo

As exigências do mercado e as cobranças por responsabilidade social nas empresas impulsionam as organizações a buscar novas formas de gestão e a utilizar ferramentas que auxiliem a cumprir seus objetivos a fim de alcançar a sustentabilidade empresarial. O objetivo deste artigo é analisar a importância de uma visão de resultados com foco além do lucro para a sustentabilidade organizacional, utilizando o conceito Triple Bottom Line como ferramenta de estratégia competitiva. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica, com método qualitativo, de caráter exploratório. Foram pesquisadas três empresas que estão listadas como elegíveis ao Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de 2020, fazendo uma análise a partir das dimensões social, ambiental e econômica, apresentadas na abordagem do tripé da sustentabilidade. Percebeu-se que, os investimentos realizados possibilitaram as empresas permanecerem presentes nas listas de empresas elegíveis ao Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE, fator que influencia a valorização das ações, proporcionando maior visibilidade e credibilidade para as organizações e retorno aos investidores. Destacou-se, inda, a possibilidade da aplicação do conceito TBL na determinação das estratégias de responsabilidade social, visto que evidencia os aspectos a serem considerados nas definições das medidas adotadas. Ao final, recomendações para futuras pesquisas são apresentadas.

Biografia do Autor

  • josiano cesar de Sousa, Unidade de Ensino do Sul do Maranhão - UNISULMA

    Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas - Unisinos

    Mestre em Administração UnB

Downloads

Publicado

2024-02-02

Edição

Seção

Artigos