PROPAGANDA TELEVISIVA PARA CRIANÇAS: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE SUA REGULAMENTAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
Palavras-chave:
Macromarketing, propaganda televisiva, crianças, regulamentação legal.Resumo
O objetivo deste artigo foi discutir a regulamentação da propaganda dirigida às crianças no Brasil e no mundo, tendo como problemática: Como é a regulamentação da propaganda dirigida às crianças no Brasil e no mundo? Trata-se de um ensaio teórico com cunho exploratório onde investigou-se duas bases de dados - PROQUEST e EBSCO -, além de sites institucionais. As bases de dados foram investigadas para formar a revisão da literatura, sendo esta composta por um levantamento de pesquisas cuja temática está relacionada aos impactos da propaganda na vida das crianças e, também, sobre a regulamentação da propaganda dirigida às crianças, no Brasil e no mundo. O levantamento realizado possibilitou identificar que em função de vários estudos demonstrarem a forte influencia da propaganda direcionada às crianças no seu comportamento de consumo e de compra muitos países já criaram sérias restrições sobre sua veiculação. No Brasil criou-se uma divisão de pensamentos sobre a temática: de um lado têm-se os que apoiam a regulamentação e até a proibição da propaganda direcionada às crianças e de outro os que não apoiam. Após todas as discussões, deixa-se uma indagação para o leitor: A propaganda televisiva direcionada à criança deve ou não ser proibida no Brasil?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.