PROPAGANDA TELEVISIVA PARA CRIANÇAS: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE SUA REGULAMENTAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

Autores

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Claudia Rosa Acevedo Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Universidade de São Paulo (USP)
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Marli Auxiliadora da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Macromarketing, propaganda televisiva, crianças, regulamentação legal.

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir a regulamentação da propaganda dirigida às crianças no Brasil e no mundo, tendo como problemática: Como é a regulamentação da propaganda dirigida às crianças no Brasil e no mundo? Trata-se de um ensaio teórico com cunho exploratório onde investigou-se duas bases de dados - PROQUEST e EBSCO -, além de sites institucionais. As bases de dados foram investigadas para formar a revisão da literatura, sendo esta composta por um levantamento de pesquisas cuja temática está relacionada aos impactos da propaganda na vida das crianças e, também, sobre a regulamentação da propaganda dirigida às crianças, no Brasil e no mundo. O levantamento realizado possibilitou identificar que em função de vários estudos demonstrarem a forte influencia da propaganda direcionada às crianças no seu comportamento de consumo e de compra muitos países já criaram sérias restrições sobre sua veiculação. No Brasil criou-se uma divisão de pensamentos sobre a temática: de um lado têm-se os que apoiam a regulamentação e até a proibição da propaganda direcionada às crianças e de outro os que não apoiam. Após todas as discussões, deixa-se uma indagação para o leitor: A propaganda televisiva direcionada à criança deve ou não ser proibida no Brasil?

 

Biografia do Autor

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (2007). Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atuando na área de Marketing. Suas pesquisas, desde 2009, são focadas na área de Marketing, principalmente, nas linhas de Comportamento do Consumidor e Marketing Social.
  • Claudia Rosa Acevedo, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Universidade de São Paulo (USP)
    Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998). Cursou um ano do doutorado com bolsa Sanduíche CAPES na Georgia State University (1996-1997) e foi Associate Professor na Quinnipiac University no Departamento de Marketing de 2001 a 2002. Atualmente é professora (regime de turno completo - MS-3) no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Mestrado e Doutorado de Administração de Empresas da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É editora da Revista Brasileira de Marketing - REMark. Suas pesquisas relacionam-se a área de Marketing e Políticas Públicas. Seus projetos investigam se as trocas com os consumidores são: justas, seguras, equitativas (não discriminatórias) e se contribuem para melhorar o bem estar da sociedade. Alguns dos temas estudados são: (1) práticas de marketing discriminatórias com consumidores ditos vulneráveis, como por exemplo, as representações de minorias raciais e de gênero na mídia; (2) consumo de produtos prejudiciais a saúde, como cigarros, drogas ou alimentos que levam à obesidade; (3) marketing social (4) práticas de marketing em relação às crianças e 5) aculturamento de imigrantes por meio do consumo.
  • Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Possui Mestrado em Administração de Empresas (Marketing) pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Nove de Julho (2007) e Doutorado em Administração de Empresas (Marketing) pela mesma instituição (2010). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutor em Ciências Sociais (2005) e Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós graduado em Comunicação e Educação. Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor convidado para cursos MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe e Fundação Dom Cabral - FDC. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Marketing Social Corporativo, Marketing Verde e Responsabilidade Social e Ambiental.
  • Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Graduada em Ciências Contábeis pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (1991). Possui especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA-Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia, no curso de graduação em Ciências Contábeis. Coordena o Estágio Supervisionado e a Empresa Júnior do curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Edição

Seção

Artigos