Custos operacionais logísticos oriundos de uma produtora de soja no município de Sorriso-MT até os portos brasileiros

  • Fabio da Silva Martino Fonte Universidade Estadual de Goiás
  • George Martins Custódio

Resumo

RESUMO: Os custos operacionais de um modal de transportes são vistos como grande parcela no resultado final no valor da saca de soja aos produtores do município de Sorriso-MT. Esse município é um dos maiores produtores de soja no Brasil, mas enfrenta grande dificuldade na escoação desse produto devido às poucas opções de modais de transporte. O objetivo deste estudo foi analisar os custos operacionais logísticos existentes em uma empresa produtora de soja do município de Sorriso-MT até os portos brasileiros, por meio da simulações de rotas com o intuito de identificar o menor valor peso-tonelada e o menor tempo de trajeto. Adotou-se como método a pesquisa exploratória e a revisão bibliográfica das seguintes fontes primárias: Caixeta-Filho (2001), Fayet (2016), Felipe Jr. (2011), Macedo (2011), Silva (2012), dentre outras fontes. Na pesquisa qualitativa, as principais fontes secundárias foram a ANTT (2018), ANP (2018), CONAB (2018), CNT (2015) e Embrapa (2018). Os resultados da simulação de algumas rotas de transportes apontaram que a eficiência e a eficácia em custos operacionais somente estarão presentes quando associadas a trajetos menores, no modal rodoviário, e à intermodalidade, com a ferrovia ou hidrovia.

Palavras-Chave: Transporte de soja. Custos operacionais. Intermodalidade. Município de Sorriso-MT. Transporte de cargas.

ABSTRACT: The operating costs of a transport modal are seen as a large portion of the final result in the value of the soybean sacks to producers in Sorriso-MT. This county is one of the largest soybean producers in Brazil, but it faces great difficulty in flowing of this product due to the few options of transport modals. The objective of this study was to analyze the logistic operating costs existing in a soybean production company from the county of Sorriso-MT to the Brazilian ports, by simulating routes in order to identify the lowest weight-ton value and the shortest commute time. The method adopted was exploratory research and literature review of the following primary sources: Caixeta-Filho (2001), Fayet (2016), Felipe Jr. (2011), Macedo (2011), Silva (2012), among other sources. In qualitative research, the main secondary sources were ANTT (2018), ANP (2018), CONAB (2018), CNT (2015) and Embrapa (2018). The results of the simulation of some transport routes indicated that efficiency and effectiveness in operating costs will only be present when associated to smaller routes, on the road modal, and to intermodality, with railroad or waterway.

Keywords: Soybean trasnportation. Operational costs. Intermodality. City of Sorriso-MT. Freight transportation.

Publicado
2019-12-20
Seção
Artigos