Configurações da base de poder: estudo de caso em uma escola de ensino médio

Autores

  • Gilberto Manoel de França Leite Universidade Paulista/Faculdade LS

Palavras-chave:

Comportamento Organizacional - Recursos Humanos

Resumo

A influência social com o objetivo de obter a colaboração do outro está estruturada nas bases de poder praticada nas organizações.  Este estudo objetivou examinar as práticas das bases de poder em uma escola de ensino médio na cidade de Brasília-Distrito Federal. Utilizou-se como referencial os estudos que evidenciam o significado do poder, fontes de poder individual e o potencial, ou habilidade de influenciar decisões e controlar recursos. A amostra foi construída por 66 trabalhadores, e os dados foram coletados utilizando-se a Escala de Base do Poder do Supervisor (EBPS). A EBPS é composta por quatro fatores: base de poder legítimo; base de poder de perícia, base de poder de coerção e base de poder de recompensa. As análises fatoriais revelaram indicadores consistentes para todos os fatores das escalas. Os resultados indicaram a utilização predominante das bases de poder de perícia (M = 3,725) e a base de poder de coerção com menor predominância (M = 1,700). A correlação entre as variáveis não encontrou evidências importantes neste estudo. Concluiu-se que há baixa correlação linear entre as bases de poder e os comportamentos dos sujeitos na amostra pesquisada, evidenciando-se características distintas da percepção de poder para o segmento educacional.

Biografia do Autor

  • Gilberto Manoel de França Leite, Universidade Paulista/Faculdade LS
    Mestre em Adminsitração, Professor da Universidade Paulista-Brasília e Faculdade LS.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-07

Edição

Seção

Artigos