A INOVAÇÃO NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS - UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS DIMENSÕES RELACIONAMENTO E REDE

Autores

  • Daniella Paula de Freitas Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Caldas Novas
  • Raulison Alves Resende Faculdade de Inhumas - FAC-MAIS

Palavras-chave:

Inovação

Resumo

A inovação é considerada fator de sobrevivência das organizações no mercado e é tida como a inserção de novidades ou aperfeiçoamentos nos processos produtivo e social que possam resultar em algo novo. Este estudo objetivou verificar o grau de inovação em uma amostra de micros e pequenas empresas do segmento de alimentação, sediadas na cidade de Caldas Novas, Estado de Goiás, medida pelo Radar de Inovação. Responderam ao instrumento 52 empresários, cujos dados foram tratados através do sistema Sistemali, uma ferramenta disponibilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para uso pelos Agentes Locais de Inovação (ALI). Os resultados apontaram que as empresas participantes da amostra estão aquém daquelas consideradas inovadoras, com baixo grau global de inovação, sugerindo que o segmento do comércio alimentício apresenta deficiências nos aspectos de relacionamento e redes nas dimensões da inovação.

Biografia do Autor

  • Daniella Paula de Freitas, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Caldas Novas
    Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Goiás, MBA Executivo em Logística de Produção e Distribuição pelo IPOG. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG.). 
  • Raulison Alves Resende, Faculdade de Inhumas - FAC-MAIS
    Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Campinas - SP). Coordenador dos cursos Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Inhumas - FAC-MAIS

Downloads

Publicado

2018-04-29

Edição

Seção

Artigos