PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Gislene Alves da Costa
  • Graziele Alves Amaral Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Curso de Psicologia.

Palavras-chave:

Clima Organizacional. Avaliação Organizacional. Instituições de Ensino Superior.

Resumo

O estudo do clima organizacional, a partir da percepção de seus trabalhadores, tem se configurado como uma ferramenta relevante na avaliação do ambiente de trabalho das organizações. O clima organizacional compreende os significados que os trabalhadores atribuem às políticas e procedimentos da organização. O presente estudo, de natureza teórica, visa apresentar um panorama dos estudos sobre o tema nas instituições públicas de ensino superior. Foram realizadas buscas de pesquisas em bases de dados, com a seleção, organização e análise do material obtido. O clima organizacional é apontado na literatura como um instrumento que pode subsidiar a análise da qualidade do ensino superior, dada a complexidade dos processos educacionais. Mas, de maneira geral, percebe-se uma carência em termos de maiores definições de modelos e instrumentos que possam subsidiar pesquisas nessa perspectiva no contexto das universidades em seus fatores relevantes. Constata-se a necessidade de se avançar na construção para avaliação do clima organizacional das universidades brasileiras em virtude da natureza educacional dos serviços desenvolvidos e de uma importante transformação quantitativa ocorrida nos últimos anos.

Biografia do Autor

  • Gislene Alves da Costa
    Psicóloga pela Universidade Federal de Goiás (UFG) / Regional Jataí. Consultora de carreira.
  • Graziele Alves Amaral, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Curso de Psicologia.
    Professora Assistente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) / Regional Jataí. Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Administração pela FEAD, Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos