EXIGÊNCIA DE FORMAÇÃO SUPERIOR PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL: EGRESSOS X INGRESSANTES

Autores

  • Leandro Rodrigues Doroteu Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Polícia Militar, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Formação.

Resumo

Assim como as empresas privadas, a Administração Pública necessita recrutar e selecionar profissionais, no caso, por meio de concurso público que pode ter várias fases e requisitos, de acordo com a natureza do cargo. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passou, no final de 2009, por mudança nos critérios legais do recrutamento de oficiais combatentes que alterou o nível de escolaridade exigido na seleção, de ensino médio para a graduação completa. A Instituição finalizou o primeiro ciclo do processo de mudança – 2009 a 2015 – e passou por um período de avaliação dos resultados. O presente ensaio objetivou comparar os perfis de concluintes e egressos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, antes e após a exigência do novo requisito de escolaridade, a partir dos dados coletados pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica da PMDF utilizando-se como instrumento o Questionário de Vivência Acadêmica (QVAr). Adotou-se como método a pesquisa documental com análise dos questionários e a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico. Os resultados obtidos por meio da comparação dos escores alcançados nos dois grupos amostrais são apresentados de forma descritiva. Constataram-se mudanças no perfil dos ingressantes que, submetidos às mesmas condições de socialização do público anterior, apontam para a existência de dificuldades na formação dos ingressantes com o novo requisito exigido, com implicações nas práticas acadêmicas adotadas pela Instituição. 

Biografia do Autor

  • Leandro Rodrigues Doroteu, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Linguística pela Universidade de Franca UNIFRAN (2013). Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES Academia de Polícia Militar do Barro Branco SP (2014). Possui graduação em LETRAS (2015) e DIREITO (2006) pela Universidade Paulista e graduação em CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS (atual Bacharelado em Ciências Policiais) pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (2000). Pós graduação em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR (2004) em DIREITO PÚBLICO - administrativo, constitucional e tributário - (2006), e em DIREITO EMPRESARIAL (2013) e MBA Executivo Empresarial em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2015). Aprovado no Exame da OAB DF (2007) acadêmico do curso de Administração Pública da Universidade Estadual de Goiás - UEG (2014-2018). Atualmente ocupa o posto de Capitão da PMDF é Comandante da Escola de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília.

Downloads

Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Artigos