O TURISMO EM PEQUENAS CIDADES BRASILEIRAS: POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O SETOR SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS
Palavras-chave:
turismo, redes interorganizacionais, cadeia produtiva.Resumo
Segundo a organização mundial de turismo (OMT), o setor movimenta 53 diferentes segmentos da economia. No Brasil, verifica-se uma predominância de micro e pequenas empresas, que atuam, especialmente, em atividades de gastronomia, hospedagem, agenciamento de viagens, consultoria turística, transportes e artesanato. Tal singularidade da cadeia produtiva pode ser considerada como um agravante ao sucesso das organizações, fazendo-se necessário refletir sobre a interdependência organizacional. Nesse sentido, o presente artigo propõe analisar as relações interorganizacionais existentes no turismo da região de Tiradentes, Minas Gerais. Por fim, evidencia-se que os atrativos turísticos, belezas naturais e culturais são importantes, mas por si só não trazem o resultado esperado. Sendo assim, com a manutenção de toda a rede de forma cooperativa, por meio de relações interorganizacionais, é possível solucionar muitos problemas do setor.
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Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
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