AS MULHERES VÃO ÀS COMPRAS: DISCUTINDO O COMPORTAMENTO FEMININO INTERGERACIONAL E O “CONSUMO VERDE” NO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
CONSUMO VERDE, GERAÇÃO Y, COMPORTAMENTO INTERGERACIONAL, MULHERES, RIO DE JANEIROResumo
O presente ensaio foi desenvolvido com o objetivo de discutir o comportamento de compra intergeracional de mulheres, no que tange ao consumo de produtos com apelos ecológicos ou "produtos verdes" no âmbito da pós-modernidade. A metodologia se dá por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, feita a partir de uma investigação de campo, com entrevistas realizadas em novembro de 2014 nas saídas de shoppings das Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro. As bases teóricas deste estudo estão fundamentadas nos conceitos propostos por Zygmunt Bauman, Nestor Canclini e Gilles Lipovetsky. O estudo compila as características inerentes às gerações Baby Boomer, X, Y e Z, evidenciando com mais profundidade o comportamento da Geração Y. A análise dos dados dessas gerações revela uma mulher da Geração Y a partir de um comportamento de consumo paradoxal, em que as expressões da moda, da mídia e o debate socioambiental geram ações contraditórias, ora sucumbindo às tendências do momento, ora considerando os apelos de uma discussão mais profunda sobre as questões ambientais. Essa lógica de consumo localiza esta mulher da Geração Y a partir de uma identidade consumista que reflete valores de uma ética individualista (Ethos do mercado).
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