AS MULHERES VÃO ÀS COMPRAS: DISCUTINDO O COMPORTAMENTO FEMININO INTERGERACIONAL E O “CONSUMO VERDE” NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Frederico Augusto Tavares
  • Denise Rugani Topke Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ).
  • Fernando Pontes
  • Giselle Gama Torres Ferreira

Palavras-chave:

CONSUMO VERDE, GERAÇÃO Y, COMPORTAMENTO INTERGERACIONAL, MULHERES, RIO DE JANEIRO

Resumo

O presente ensaio foi desenvolvido com o objetivo de discutir o comportamento de compra intergeracional de mulheres, no que tange ao consumo de produtos com apelos ecológicos ou "produtos verdes" no âmbito da pós-modernidade. A metodologia se dá por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, feita a partir de uma investigação de campo, com entrevistas realizadas em novembro de 2014 nas saídas de shoppings das Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro. As bases teóricas deste estudo estão fundamentadas nos conceitos propostos por Zygmunt Bauman, Nestor Canclini e Gilles Lipovetsky. O estudo compila as características inerentes às gerações Baby Boomer, X, Y e Z, evidenciando com mais profundidade o comportamento da Geração Y. A análise dos dados dessas gerações revela uma mulher da Geração Y a partir de um comportamento de consumo paradoxal, em que as expressões da moda, da mídia e o debate socioambiental geram ações contraditórias, ora sucumbindo às tendências do momento, ora considerando os apelos de uma discussão mais profunda sobre as questões ambientais. Essa lógica de consumo localiza esta mulher da Geração Y a partir de uma identidade consumista que reflete valores de uma ética individualista (Ethos do mercado).

 

Biografia do Autor

  • Frederico Augusto Tavares
    Pós- Doutor e Doutor em Psicosociologia / IP- UFRJ. Professor e Pesquisador do Programa Eicos, Instituto de Psicologia da UFRJ. Professor da ECO / UFRJ e dos MBEs do Instituto de Economia / UFRJ. Orientador de Mestrado e Doutorado. Autor de diversos livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Áreas: Consumo, Marketing, Responsabilidade Social, Comunicação e Psicossociologia
  • Denise Rugani Topke, Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ).

    Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ).

  • Fernando Pontes

    Mestre em Psicossociologia - UFRJ/RJ, Pós-graduado em Gestão e Marketing - ESPM/RJ, Gerente de Projetos de Marketing – TIM.

     

  • Giselle Gama Torres Ferreira

    Doutoranda e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Especialista em Marketing pela Escola Politécnica da UFRJ.

     

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Publicado

2016-05-09

Edição

Seção

Artigos